
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Ouvidoria das Mulheres, participou nesta quinta-feira (4) da abertura da campanha “RN Unido pelo Fim da Violência contra as Mulheres – 21 Dias de Ativismo: Feminicídio Zero”. O evento reuniu gestoras, pesquisadoras e órgãos públicos para debater prevenção, políticas públicas e estratégias de combate ao feminicídio e foi realizado pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).
Durante o evento, a Ouvidoria das Mulheres realizou a exposição do projeto ““Por uma Vida de Respeito e Paz”, que é realizado em parceria com o Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica (Namvid) e tem como objetivo conscientizar e capacitar agentes das forças de segurança sobre violência doméstica, a cultura do estupro , medidas protetivas e assédio sexual para que possam realizar um atendimento humanizado, especializado e consciente. Outro objetivo do projeto é promover o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha nos municípios que dispõe do serviço, ampliando o conhecimento dos agentes sobre o tema e garantindo um atendimento mais qualificado às vítimas.
A campanha parte do calendário oficial do Governo do RN e integra órgãos públicos, instituições de ensino, movimentos de mulheres, organizações sociais e o sistema de justiça. O MPRN e a Ouvidoria das Mulheres são parceiros com atuações diretas no combate ao feminicídio e violência de gênero, promovendo capacitações para as forças de segurança pública e inspeções a equipamentos de atendimento à mulher.