O Colégio de Procuradores do MPRN deu posse nesta quarta-feira (19) ao novo procurador-geral de Justiça Dr. Glaucio Pinto Garcia, que substitui Dra. Elaine Cardoso após um mandato de quatro anos. A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades locais e nacionais, entre eles o presidente da CONAMP, Dr. Tarcísio Bonfim.
“Aqui sou feliz porque faço o que me realiza: servir. Este é e sempre será o escopo da nossa missão, a de servir à sociedade, como defensores dos interesses de todos os cidadãos, sem distinção, pensando coletivamente na garantia da justiça social”, declarou na abertura do seu discurso de posse o novo PGJ.
Em nome da classe, o presidente da AMPERN, Dr. Clayton Barreto, trouxe uma mensagem de gratidão e de congratulações pela gestão de Dra. Elaine, bem como consignou seus votos de confiança em uma profícua e exitosa gestão de Dr. Glaucio, escolhido pela classe para liderar o parquet potiguar no próximo biênio.
Perfil
Baiano de Jequié, Glaucio Pinto Garcia, tem 52 anos. Ele iniciou a carreira no MPRN como promotor de Justiça substituto, exercendo o cargo de 8 de julho de 2010 a 12 de maio de 2011. Em seguida, foi promovido para a Promotoria de Justiça (PmJ) de São Bento do Norte, onde atuou de 13 de maio de 2011 a 8 de janeiro de 2013. Sua trajetória continuou com a promoção para a PmJ de Jardim do Seridó, função que desempenhou de 9 de janeiro de 2013 a 19 de setembro de 2021.
Em 20 de setembro de 2021, Glaucio Garcia foi removido para a PmJ de Tangará, permanecendo até 9 de fevereiro deste ano. Recentemente, em 10 de fevereiro passado, foi promovido para a 2ª PmJ de João Câmara, onde permanece atualmente.
Além de sua atuação nas Promotorias de Justiça, Glaucio Pinto Garcia desempenhou funções na administração superior do MPRN e recebeu designações especiais. Ele exerceu o cargo de coordenador do Caop Criminal entre 2017 e 2021. Em fevereiro de 2019, foi designado para acompanhar, interligar, executar e articular as atividades decorrentes do Acordo de Cooperação Técnica entre o MPRN, o Ministério Público do Trabalho e o Governo do Estado do RN, visando a instituição de um Plano Estadual da Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional.
Glaucio Garcia também foi diretor regional da Ampern, secretário executivo do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e membro colaborador da Corregedoria Nacional do Ministério Público.


