Notí­cias

25.06.2021

Ouvidor Nacional do MP defende papel essencial do órgão na efetivação de direitos fundamentais do cidadão

“As ouvidorias, identificadas como organismo da estrutura nuclear do Ministério Público, exercem papel fundamental na consecução e efetivação de direitos fundamentais”. A afirmação é do ouvidor nacional e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, perante a plateia virtual que participou do evento organizado pela Associação Paulista do Ministério Público, no dia 21 de junho.

Segundo o ouvidor, “há necessidade de contínua estruturação e capacitação de seus membros e servidores para o exercício do mister institucional, com vistas a possibilitar a cada cidadão o acesso à prestação de serviços públicos essenciais”.

Oswaldo D’Albuquerque também enfatizou que tembuscado empreender ações destinadas à consolidação do papel da Ouvidoria Nacional do MP e destacou algumas iniciativas realizadas em sua gestão, como: a implantação do projeto Ouvidoria Nacional Itinerante, a instituição daRede de Ouvidorias do Ministério Público, a ampliação dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional e acriação da Ouvidoria das Mulheres.

O evento teve a participação do presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Paulo Penteado, acompanhado de outros membros do Ministério Público, como o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Manoel Murrieta; a vice-corregedora-geral do MP/SP, Liliana Mercadante Mortari; e o diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

“Oswaldo D’Albuquerque faz um trabalho muito importante, tanto como integrante do Conselho Nacional do Ministério Público quanto como ouvidor, revolucionando a Ouvidoria. Além disso, não posso deixar de cumprimentá-lo pela iniciativa muito importante que foi implantar a Ouvidoria das Mulheres, com a participação da competente membra auxiliar Gabriela Manssur”, ressaltou Paulo Penteado.

PARCEIROS