Notí­cias

03.09.2021

MPRN adere à campanha Setembro Amarelo e muda iluminação da fachada da sede

Em 2020, 12.895 pessoas tiraram a própria vida no país (Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021). A tendência no país é de alta, já que em 2012, foram 6.905 casos. Essa realidade indica a urgência de a sociedade debater o suicídio e divulgar as formas de preveni-lo. É com esse objetivo neste mês é desenvolvida a campanha Setembro Amarelo no Brasil. O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) adere todos os anos e busca formas de trabalhar o tema com seus integrantes.
 
Além disso, para marcar a importância do debate, a fachada da sede da instituição, localizada em Natal, permanecerá com iluminação na cor amarela durante todo o mês, fazendo alusão à campanha.
 
Atualmente, a instituição, através do Setor de Bem-Estar, disponibiliza o serviço de plantões psicológicos a todos que compõem o MPRN, independente do vínculo institucional (membros, servidores efetivos, comissionados, cedidos, terceirizados, estagiários e residentes).
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados se a pessoa tivesse buscado ajuda e se aqueles à sua volta identificassem os sinais de que algo errado estava acontecendo.
 
Desta forma, amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho exercem uma influência muito importante para identificar e ajudar pessoas que estão passando por problemas que podem levar a um desfecho trágico.
 
O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Para saber mais sobre a campanha basta acessar o link: https://www.setembroamarelo.com/
 
E caso precise de ajuda ou conheça alguém que precise desse apoio, basta entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV). O centro realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (disque 188), email, chat e Skype 24 horas todos os dias: http://www.cvv.org.br/.

PARCEIROS