Notí­cias

27.05.2022

CONAMP homenageia ex-presidente Victor Hugo e inaugura nova sala

Nesta terça-feira (24), a CONAMP realizou a solenidade de aposição da fotografia do presidente da entidade Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, biênio 2018-2020, na galeria de presidentes da entidade. A AMPERN esteve representada no evento pelo vice-presidente Dr. Clayton Barreto. 

"Para mim é uma grande honra suceder e homenagear o presidente Victor Hugo. É um homem de bem, com a essência do Ministério Público. Tive a oportunidade de presenciar grandes atos de Victor; sua atuação sempre foi pautada pela reflexão e ponderação, com a conclusão de soluções objetivas e necessárias. Além de grande orador, é um amigo e irmão", disse o presidente da CONAMP, Manoel Murrieta. 

A homenagem contou com a presença de membros da diretoria, do conselho deliberativo, de ex-presidentes da CONAMP, procuradores-gerais de Justiça, membros dos Ministérios Públicos de todo o país, conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e presidentes de entidades parcerias, como a ANPR, ANPT, ANMPM, Ajufe, e Anamatra.

Durante a solenidade, Victor Hugo também recebeu uma placa do presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), João Ricardo Santos Tavares, em homenagem pela irretocável trajetória pessoal e profissional.

Ao discursar, Victor afirmou que se tornou promotor de Justiça inspirado por seu pai. "Ser promotor de Justiça no Rio Grande do Sul era o meu desejo já quando cursava a faculdade de Direito. Imagine o quanto me faz feliz ter percorrido carreira no MPRS e na vida associativa, chegando à presidência da CONAMP, podendo partilhar da companhia de grandes lideranças da instituição". Victor lembrou ainda das pessoas que participaram de sua gestão: "esta foto não é apenas minha - se enxergarem aqui a figura de tantos colegas que partilharam comigo essa caminhada, não é ilusão de ótica, é a maneira correta de olhar, é enxergar com os olhos do coração". Ele também registrou agradecimentos aos colaboradores da CONAMP e sua família. 

Antonio Colussi, presidente da Anamatra; Ubiratan Cazetta, presidente da ANPR; Eduardo André, presidente da Ajufe; Antonio Duarte, procurador-geral de Justiça Militar; e Marcelo Lemos Dornelles, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, fizeram uso da palavra e prestagaram homenagens à Victor Hugo. 

Perfil

Natural de Cruz Alta, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) em 1983 e foi nomeado para a Promotoria de Justiça de Catuípe (RS). Antes de chegar à Capital, em 2002, atuou nas Promotorias de Horizontina, Santa Rosa e Cruz Alta, sua cidade natal, onde permaneceu por 13 anos. Victor também foi promotor-corregedor e coordenador do Gabinete de Planejamento Institucional da Instituição. Antes de ser eleito para presidir a CONAMP na gestão 2018-2020, o promotor exerceu os cargos de 1º e 2º vice-presidente da entidade que reúne promotores e procuradores de todo o País e presidiu a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) de 2010 a 2014.

Victor Hugo Azevedo formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo ngelo em 1981. É pós-graduado em Direito Penitenciário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e lecionou Direito Penal na Faculdade de Direito de Santo ngelo e na Universidade Cruz Alta.

Nova sala

Na ocasião foi ainda inaugurada a nova sala da CONAMP. A ampliação da CONAMP busca fornecer mais espaço para que todos os associados e associadas possuam um local mais agradável em Brasília.

Após a homenagem a aposição da fotografia do ex-presidente Victor Hugo, foi descerrada a placa da nova sala com os dizeres:
“A ampliação da sede administrativa se deve a necessidade de adequação ao tamanho e a importância que a CONAMP alcançou nos seus 50 anos de fundação, bem como pela demanda e necessidade das afiliadas e associados.

O Conselho Deliberativo, a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, biênio 2020-2022 e 2022-2024, estão seguros que neste espaço se reunirão aqueles que trabalham pelo engrandecimento do Ministério Público Brasileiro e defesa das prerrogativas de seus membros, pelo fortalecimento das instituições e pelo Estado Democrático de Direito.”

Certificado Lixo Zero

Durante a cerimônia, ocorreu também a entrega oficial do Certificado Lixo Zero pela reciclagem de 92% dos resíduos do 24º Congresso Nacional do Ministério Público.

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, recebeu o certificado na sede da entidade, em Brasília, pelas mãos de Renato Paquet, secretário Executivo da Recicla Latas.

Lançamento de livro

Para celebrar a obra “50 Anos da CONAMP - Uma História de Vitórias”, a CONAMP também realizou, no dia 24 de maio, o lançamento do livro.

A obra conta, em seu início, com as pertinentes reflexões do Ministro do STF Luiz Fux sobre a atuação do Ministério Público na concretização dos direitos fundamentais, para, em seguida, receber as contribuições especiais de Hugo Nigro Mazzilli, Walter Paulo Sabella, Voltaire de Lima Moraes, César Bechara Nader Mattar Júnior, Noemia Porto, Luiz Antonio Colussi, Antônio Pereira Duarte e José Carlos Couto de Carvalho na reconstrução da história da CONAMP e do Ministério Público brasileiro.

Com Marfan Martins Vieira, Sebastião Vieira Caixeta, André Farah, Fernanda Morgan e Valter Shuenquener de Araújo, o foco foi direcionado para as atuações da CONAMP e do Conselho Nacional do Ministério Público, com contribuições muito enriquecedoras.

Os textos são finalizados com o excelente artigo do atual presidente da CONAMP, Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares, que, no decorrer dos seus 50 anos de história, identificou uma entidade lapidada pelas lutas de tempos desafiadores.

De tudo, mais do que o passado e presente, as histórias e as reflexões apresentadas neste livro conectam a sua leitura com uma profunda e inquietante reflexão sobre os caminhos que se descortinam para a CONAMP e para o Ministério Público brasileiro, em que uma lição simples permanece fundamental, a da UNIDADE!

PARCEIROS