Notí­cias

06.05.2022

Comissão de mulheres da CONAMP define estratégia de atuação para 2022

No dia 28 de abril, a comissão de mulheres da CONAMP realizou reunião híbrida sob a liderança da nova coordenadora Deluse Amaral, presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE).

Além das integrantes da comissão, participaram o 2º vice-presidente da CONAMP, Paulo Penteado, e o tesoureiro da entidade, Pedro Ivo.

Deluse informou que está sendo realizado resgate dos documentos da comissão para fins de registro e memória. Foi ainda definido calendário de reuniões: duas reuniões presenciais anuais, uma em cada semestre, e reuniões ordinárias no formato híbrido às quintas-feiras subsequentes à data de reunião do conselho deliberativo da CONAMP.

Na oportunidade, foi criada subcomissão para elaboração e consolidação de uma minuta de Regimento Interno. Também está em processo a identificação dos temas que necessitam a definição de outras subcomissões.

Para o ano de 2022, foi aprovada a realização de evento virtual no dia 13 de maio, às 18h, com o objetivo de sensibilizar o Ministério Público Brasileiro acerca dos impactos da maternidade na carreira de Procuradoras e Promotoras de Justiça, visando soluções, inclusão e efetividade da igualdade de gênero institucional. O evento será transmitido pelo Youtube da CONAMP, em breve serão divulgadas mais informações.

A comissão de mulheres aprovou ainda a realização de nova pesquisa para identificação do perfil das associadas e a busca de parcerias relevantes de instituições como a ONU Mulheres; a Comissão Interamericana de Direitos Humanos; a COPEVID; o CNMP através da Ouvidoria das Mulheres e da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, o CDEMP, entre outras.

PARCEIROS