Notí­cias

07.06.2021

CNMP apoia campanha Junho Vermelho

O prédio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) recebe a iluminação vermelha desde o dia 1ª de junho até o fim deste mês, em função da adesão ao “Movimento Eu Dou Sangue”. O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 14 de junho e, para fazer referência à data, o CNMP participa da Campanha Junho Vermelho, que tem o objetivo de encorajar as pessoas a doarem sangue.

O mês de junho é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue no país. Isso ocorre porque há uma diminuição no número de doadores no Brasil, devido ao aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas. O frio leva as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa. Além disso, na pandemia da Covid-19 menos pessoas têm se deslocado até os bancos de sangue para doar.

Em cada doação é retirado, no máximo, 450ml de sangue, que pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em 24 horas, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada.

Covid-19

Quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de coronavírus (Covid-19), assim como quem retornou de viagem internacional recente, fica impedido de doar sangue por catorze dias. Esse prazo também se aplica aos candidatos com febre ou sintomas respiratórios (tosse, irritação ou dor na garganta), após o desaparecimento completo desses sinais.

Quem teve Covid-19 deve aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas para se candidatar à doação de sangue.

Condições para doar sangue

- Estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção.

- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);

- Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);

- Há medicamentos que podem impedir a doação (há necessidade de entrar em contato com o local para maiores esclarecimentos).

- Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório),

- Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

- Não fumar duas horas antes da doação.

- Não ingerir alimentação gordurosa nas três horas que antecedem a doação (leite, manteiga, queijo, frituras e etc.).Situações que impedem a doação

- Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas.

- Gravidez: não estar grávida e aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

- Não estar amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

- Ter feito tatuagem, maquiagem definitiva e/ou piercing nos últimos 12 meses. (piercing na cavidade oral e/ou região genital impede a doação por 12 meses após a retirada.)

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

- Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar seis meses.

- Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por sete dias.

- Cirurgia odontológica com anestesia geral: por quatro semanas.

- Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.

- Vacina contra a gripe: por 48 horas.

- Vacina contra a Covid-19: por sete dias.

- Algumas doenças: candidatos com história de doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas, cuja transmissibilidade por meio de transfusão sanguínea seja conhecida: Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

Fonte: CNMP

PARCEIROS